quinta-feira, 23 de julho de 2009

Correr para melhorar sua qualidade de vida...

A onda do momento é a prática de corridas, seja nas academias, nos parques, nos calçadões, na beira-mar e onde houver espaço suficiente para uma corridinha.
O retrato disso está estampado na quantidade de corridas de ruas que são realizadas a cada final de semana, principalmente nas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, e no crescente número de novos adeptos ao esporte.
Verificamos igualmente nas demais capitais e grandes cidades do nosso país que a febre está tomando conta dos novos atletas, sejam eles amadores, corredores de final-de-semana e até grupos de executivos das empresas.
O objetivo maior tem sido a busca pela melhor qualidade de vida e a fuga ao famoso sedentarismo.Não há dúvida de que correr faz bem à saúde. Todavia, devemos buscar os cuidados necessários para que a pratica desse esporte seja saudável, pois, do contrário, virão lesões e outros transtornos prejudiciais à saúde do desportista.
Em primeiro lugar e antes de sair correndo por aí, procure o seu médico e submeta-se a uma avaliação, principalmente cardiológica, com a finalidade de medir sua capacidade física para maiores esforços além do que você está acostumado a exercer.
Depois, é bom consultar um profissional que lhe passará todas as dicas para o bom início da prática da corrida. Quando iniciar as primeiras passadas é sempre bom começar aos poucos, preferencialmente caminhando e paulatinamente ir experimentando os pequenos trotes. Uma coisa muito importante é a frequência dos treinos.
Se você não encontra tempo pra treinar e pensa em correr uma vez por semana ou a cada quinze dias, é melhor se contentar com suas caminhadas que também é muito boa para a saúde.
E para aqueles que já vêm correndo há algum tempo e que já passaram pela fase inicial, cabe um lembrete: Não esquecer de colocar em sua agenda a avaliação médica periódica, o cuidado com a alimentação e não relaxar os treinos.
Correr é bom e faz bem a saúde!
por Marcos Vasconcelos
revisão Nadja Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário