segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Corrida de São Silvestre - Uma festa nas ruas de São Paulo

"Uma festa nas ruas de São Paulo
Em meio às comemorações de um novo ano, o povo de São Paulo aprendeu a conviver com uma outra festa: a Corrida de São Silvestre. Para os atletas, o clima e a receptividade do povo paulistano não poderia ser melhor. Logo cedo, no dia 31 de dezembro, as ruas da cidade anunciam o espetáculo, principalmente a avenida Paulista, ponto de chegada e partida de quinze mil corredores.
Esse rito se repete há quase oito décadas. Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida noturna francesa em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. Era o ano de 1924. Depois de assistir ao evento em Paris, ele não teve dúvidas de trazer o projeto para São Paulo. À meia-noite de 31 de dezembro daquele mesmo ano foi disputada a primeira São Silvestre, que homenageia o Santo do dia.
A participação, contudo, ficou restrita aos homens e coube a Alfredo Gomes, atleta do Clube Espéria, escrever o seu nome na história desta prova como o primeiro vencedor. Naquela época, as corridas de rua eram praticadas de forma esporádica no Interior e na Capital paulista, o que acabou contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do pedestrianismo no Brasil.
Cásper Líbero era um apaixonado pelo esporte e, mesmo diante das maiores dificuldades, como nas edições de 1932 durante a Revolução Constitucionalista, em que os paulistas lutaram contra outros estados do país, e em plena II Guerra Mundial, não mediu esforços para que a prova acontecesse. Quando veio a falecer, em 1943, a competição já tinha conquistado os paulistanos e continuou mais viva ainda.
Até a sua 20ª edição, a São Silvestre era disputada somente por brasileiros. A partir de 1945, assumiu caráter internacional com a presença de convidados do Chile e Uruguai. Depois disso, correram pela ruas de São Paulo atletas americanos, europeus, africanos e asiáticos. Na nova fase, o atletismo nacional saiu-se vitorioso somente nos dois primeiros anos, quando Sebastião Monteiro cruzou em primeiro a linha de chegada.
Quando a ONU instituiu o Ano Internacional da Mulher, em 1975, o jornal A Gazeta Esportiva, organizador da prova e de olho nos acontecimentos mundiais, instituiu a primeira competição feminina, que foi realizada em conjunto com a masculina, mas com a classificação em separado. A campeã da inédita prova foi a alemã Christa Valensieck, que voltou para repetir o feito no ano seguinte.
Diversas alterações ocorreram na estrutura da São Silvestre a partir de 1989 com o objetivo de aprimorar o seu nível técnico. Inverteu-se o sentido do percurso, separou-se a corrida masculina da feminina dando maior destaque a ambas e alterou-se o horário da prova para o período da tarde. Em 1991, o percurso foi ampliado para 15 mil metros, atendendo às especificações da Associação Internacional das Fedeações de Atletismo (IAAF) para poder integrar o calendário de provas de rua.
A 74ª edição ganhou mais duas novidades: chip para os corredores de elite e a abertura das duas pistas da Paulista para a chegada. As mudanças tiveram o objetivo de preparar a prova para a virada do século, bem como aumentar o número de participantes, ambas com sucesso."
fonte: site da organização da prova

Um comentário:

  1. Parabéns pela dedicação a este desporto maravilhoso e bem-vindo à MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO!

    O Douro Vinhateiro fica situado no Norte de Portugal, é Património Mundial da Humanidade e foi considerado este ano como o 7º Melhor Destino do Mundo pela National Geographic. Terra onde nasce o Vinho do Porto convida o povo irmão brasileiro para vir até nós.


    A Organização visando apresentar a Melhor Meia Maratona de Portugal e consciente das melhorias a introduzir, apresentará na 5ª MEIA MARATONA DO DOURO VINHATEIRO, em Maio de 2010, muitas novidades, a saber:
    - Transporte, até ao local de partida, em comboio, numa das mais belas viagens do mundo;
    - Transmissão em Directo da RTP;
    - Festa da Vinha e do Vinho durante o fim-de-semana do evento;
    - Programas especiais para grupos;
    - Equipas de Relações Públicas para recepção e informação a todos os participantes;
    - Continuará a haver abastecimentos com Vinho do Porto, mas agora com muita animação.

    Vai ser uma enorme festa do Douro, Património Mundial da Humanidade e considerado o 7º Melhor destino do Mundo pela National Geographic.

    Gostaríamos imenso de contar com a sua presença nesta grande festa do Douro, do desporto e do mundo. ESPERAMOS POR SI!

    A Correr ou a Caminhar, Eu Vou Lá Estar!

    www.meiamaratonadouro.com

    Nota:
    Devido à elevada procura e ao número de hotéis na Região do Douro, solicitamos que reserve desde já a sua estadia no Douro.


    Saudações Desportivas,
    Paulo Costa
    Organização

    ResponderExcluir